segunda-feira, 30 de junho de 2008

Lago sem cimento!!

Um dos projetos mais interessantes, simples e funcional que eu já vi.
Um pequeno lago sem nada de cimento!!
O projeto foi feito pelo aquarista Ricardo Assunção e mais informações você pode encontrar no site www.aquarismodeverdade.com.br

A ideia é simples, começa pela escolha do local.

As fotos falam por si:



























































































Além de um visual show de bola a facilidade para a montagem é muito grande.
Espero um dia ter um lago assim.

Visite o site com o artigo completo!

domingo, 29 de junho de 2008

Primeira postagem














Nesta minha primeira postagem quero dar as boas vindas aos visitantes e apresentar a ficha de um peixe muito interessante e recomendado aos iniciantes no aquarismo!

Nome genérico : Taníctis

Nome científico : Tanichthys albonubes

Aquário mínimo : 40 l

Habitat original : Ásia Região : China, Hong Kong e Vietnam

Família : Ciprinídeos

Ph : min : 6,5 máx : 7,2

Temperatura : min : 18ºC máx : 25 ºC

Tamanho máximo : 4 cm

Manutenção : Fácil

Agressividade : Pacífico.

Alimentação : Alimentos vivos ou em flocos.

Características :Também conhecido por Falso Néon, Néon Chinês, Dânio Chinês e em inglês: “White Cloud Mountain Minnow”. Peixe sensível a altas temperaturas(acima dos 25º começa a perder sua bonita coloração).O stress também influencia na coloração. É um peixe bastante sociável, sendo aconselhável manter pelo menos 5 exemplares no aquário. São pouco exigentes e muito resistentes. Preferem aquários plantados de águas limpas e com alguma correnteza o que imita seu habitat natural.

Reprodução : Ovíparos e de fácil reprodução em aquários. Num pequeno aquário, com um grupo de 5 a 10 peixes , coloque folhas secas para que se aumente ligeramente o PH e assim estimule a desova.Após a postura dos ovos os adultos devem ser retirados.
A alimentação dos alevinos deve ser feita com infusórios e posteriormente com artêmias. Recomendado o uso de bolas de gude ou musgo de java no fundo do aquário de reprodução.

Curiosidade : Num dia ensolarado, no início da década de 30, um garoto escoteiro chamado Tan Kam Fei recolheu alguns peixes, que ainda não conhecia, de um pequeno riacho perto de sua casa em Cantão, sudeste da China. Por curiosidade encaminhou estes belos exemplares para um biólogo que conhecia chamado Lin Shu-Yen. Em 1932 Lin então batizou o peixe com o nome de Tanichthys albonubes, que significa, (Tan = nome do descobridor, ichthys = peixe, albo = branco, nubes = nuvens), “ Peixe do Tan das nuvens brancas”.

Foto :




A ficha foi retirada do arquivo público do site Vitória Reef, recomendo a visita ao site que possui muitas informações como esta.
Um lugar de conhecimento e descontração. www.vitoriareef.com.br